Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estandarte Folclórico

Autor e Co-autor(es)

Renata Oliveira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar lendas do folclore brasileiro e regional;

- Entender e construir estandartes como suporte para a representação destas lendas coletadas;

Duração das atividades

5 aulas de 50 min (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

1a. aulas:

          - Inicie a aula conversando sobre o folclore e o que os alunos sabem sobre ele. Após ouvi-los mostre que folclore é uma manifestação da cultura popular, através de lendas, contos, brincadeiras, frases etc que geralmente repassadas de geração em geração através da tradição oral;

          - Pergunte o que os alunos entendem por lendas e quais são as mais conhecidas por eles. As lendas são histórias ou episódios heróicos ou sentimentais com elementos maravilhosos, sobre-humanos transmitidos e conservados na tradição oral. Demosntre para eles que existem as lendas muito conhecidas nacionalmente mas cada região tem lendas próprias contadas e recontadas pelas pessoas mais antigas na região;

          - Peça que eles conversem em casa ou em seus bairros com moradores antigos sobre lendas e a partir desta conversa, tragam um desenho da história que ouviu. Ainda assim, aceite os desenhos que trazem lendas conhecidas, pois muitas crianças não contam com o auxilio de adultos em atividades para casa.

2a., 3a. e 4a. aulas:

          - Peça à cada aluno que conte como foi a pesquisa, com quem conversou e que mostre o desenho que fez;

          - Com base na lenda desenhada e trazida pelo aluno, peça que ele elabore um desenho mais detalhado em folha de cartolina colorida;

          - Os alunos devem fazer colagens utilizando barbante e retalhos de tecidos. Incentive que os alunos criem texturas, volumes, formas com os tecidos e barbantes  respeitando o desenho;

Ana Luisa - Boitatá

5a. aula:

           - Diga aos alunos que o trabalho da lendas terá um acabamento especial. Pergunte o que eles sabem sobre estandartes;

           - Após ouví-los explique que os estandartes podem ser entendidos como uma espécie de bandeira que ostenta símbolos militares, religiosos ou familiares;

http://pt.artesanum.com/upload/postal/9/7/6/estandarte-1-9378.jpg

http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/2bpchq/images/estandarte.jpg

          - Mostre como os alunos podem usar cores e equenas formas geométricas. A base pode ser de jornal ou pode-se reaproveitar papeis pardos usados na escola. Dessa forma o aluno deve criar um estandarte colorido com colagens de papel crepon ou outros mateirais disponíveis para servir de base para a colagem de sua lenda;

Andrew - Boi Bumbá

Maria Victória - Iara

Maria Clara - Bruxa

Avaliação

Após expor os trabalhos, avaliar oralmente com os alunos e observar como cada um representa a lenda que trouxe.