Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dengue – sintomas, tratamento e prevenção

Autor e Co-autor(es)

Alessandra Kemper imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os sintomas, o tratamento e a prevenção da dengue; confeccionar material explicativo sobre a doença.

Duração das atividades

Duas horas-aula de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saberes sócio-culturais sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula: Introdução e aprofundamento sobre o tema.

Atividade 1: Leve a turma para sala de informática e comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a dengue. Este é um tema bastante comentado na mídia, então provavelmente todos os alunos saberão alguma coisa sobre esta doença. Pergunte quem já teve dengue ou se conhece alguém que já teve a doença. Peça para que contem sobre os sintomas e a forma de tratamento que se lembram. Veja também se eles conhecem algo sobre a forma de transmissão da doença e como preveni-la.

Após a discussão, divida a turma em grupos de 3 a 4 integrantes e execute com os alunos a atividade RIVED “Dengue”:

 

Essa atividade recapitula os principais aspectos da dengue, tais como: sintomas, tratamento, prevenção, origem, ciclo de vida do mosquito, etc. As dicas sobre os sintomas da doença podem ser acessadas ao clicar nos pequenos círculos vermelhos das imagens. Avise seus alunos que eles devem clicar nesses círculos, pois eles não estão muito aparentes na imagem. Ao término da atividade, os alunos terão uma visão global acerca da doença.

Atividade 2: Nesta atividade, peça aos alunos que pesquisem sobre a dengue na internet, observem e registrem os seguintes aspectos:

  • Qual é o significado do termo "dengue" e o histórico da doença no Brasil e no mundo?
  • Qual é a forma de transmissão e o inseto responsável pela transmissão?
  • Quais são os principais sintomas indicativos de que a pessoa está com dengue?
  • Quais são as principais ações que devem ser tomadas para se evitar a doença?

Neste momento, os alunos podem consultar a atividade do RIVED, bem como os site s indic ados nos recursos de aprofundamento. O objetivo é juntar informações para a confecção do material de divulgação da doença.

No final da aula, peça que os grupos, em casa, produzam algum tipo de material sobre a dengue: cartazes, folhetos, histórias em quadrinhos, músicas, entre outros. Deixe que os grupos usem a criatividade. Se preferir, peça que cada grupo aborde um aspecto da doença pesquisado durante a aula, de forma que os cartazes não fiquem iguais uns aos outros.

Segunda aula: Apresentação dos trabalhos.

Esta aula se destina a apresentação do material preparado pelos alunos. A critério do professor ou da turma, os alunos podem apresentar os trabalhos dentro de sala de aula ou podem compartilhá-los com o resto da escola, deixando o material exposto (colado nas paredes, por exemplo) para visitação  ou organizando uma grande feira de exposição sobre a dengue.

Observação: Dependendo da forma de apresentação escolhida, essa atividade pode requerer mais de uma aula para ser completada.

Observação 2: Professor, você pode também sugerir a seus alunos que estendam a discussão para um blog ou fórum, recursos que permitem que a discussão seja prolongada e mais aprofundada.

Atividades complementares:

Os alunos podem fazer um levantamento, na escola ou na comunidade, sobre o que as pessoas fazem para evitar a dengue. Será que todos colaboram para evitar a proliferação do mosquito? Será que todos sabem como isso pode ser feito?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Dengue Animação/simulação

Recursos Complementares

http://www.ivdrj.ufrj.br/educacao.htm - Contém diversas informações sobre a dengue.
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101 – Este site trata mais dos aspectos clínicos da doença, como sintomas e tratamento.
http://klickeducacao.ig.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,IGP-726-,00.html – Outra fonte de informações diversas com linguagem bem acessível.

Avaliação

O material produzido deve ser o principal objeto de avaliação. Observe aspectos como correção gramatical, apresentação gráfica e apresentação dos conceitos. A apresentação oral também deve ser considerada para a avaliação, seja ela dentro da sala ou para toda a escola. É importante observar a capacidade de argumentação dos alunos, bem como a consistência das idéias apresentadas.